/ Apr 12, 2025

Liquidez piora no mercado de títulos do Tesouro dos EUA – 12/04/2025 – Mercado

Os títulos do Tesouro americano, os chamados “treasuries”, caíram na sexta-feira (11), num dia marcado por alta volatilidade e alertas no mercado sobre os US$ 29 trilhões em investimentos nos papéis do governo dos EUA.

A procura por esses papéis influencia os juros pagos: quanto maior o interesse, menor o rendimento oferecido; quando a demanda cai, os juros sobem, encarecendo a dívida do país.

O rendimento dos títulos de dez anos chegou a subir 0,19 pontos percentuais ao longo da sessão, para 4,58%, recuperando-se da queda registrada nos últimos dias após o anúncio das tarifas globais aplicadas pelo governo Trump. O movimento foi na contramão da expectativa de analistas, já que os títulos são considerados ativos extremamente seguros e o principal refúgio de investidores em momentos de tensão.

No entanto, o rendimento reverteu os ganhos e passou a ser negociado a 4,48%, após a diretora do Fed de Boston, Susan Collins, ter dito ao Financial Times que o banco central americano “estaria absolutamente preparado” para usar seu poder de fogo para estabilizar os mercados financeiros caso as condições se tornem desordenadas.

As políticas tarifárias erráticas de Donald Trump abalaram a confiança dos investidores na política monetária e na economia dos EUA, provocando uma fuga nos ativos americanos. Na semana, o rendimento de 10 anos acumulou alta de quase 0,5 ponto percentual, o maior avanço desde 2001, segundo dados da Bloomberg.

Embora Trump tenha anunciado uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas sobre países que não retaliaram os EUA no início desta semana, ele impôs tarifas ainda mais altas sobre as importações chinesas. Nesta quinta (10), a taxação contra a China subiu para 145%. Em contrapartida, os chineses elevaram a taxação sobre EUA para 125%.

“Há uma pressão real em todo o mundo para vender treasuries e títulos corporativos se você for um detentor estrangeiro”, disse Peter Tchir, chefe de estratégia macro dos EUA na Academy Securities. “Há uma preocupação global real de que eles não sabem para onde Trump está indo.”

“Estamos preocupados porque os movimentos que você vê apontam para algo além de uma venda normal”, disse um executivo de banco europeu responsável pela divisão que facilita negociações alavancadas para empresas. “Eles apontam para uma perda completa de fé no mercado de títulos mais forte do mundo.”

Os negociadores disseram que a baixa liquidez —a facilidade com que os investidores podem comprar e vender treasuries sem mover os preços— estava agravando os movimentos do mercado.

Analistas do JPMorgan disseram que a profundidade do mercado, uma medida da capacidade de absorver grandes negociações sem mudanças significativas no preço, piorou significativamente esta semana, o que significa que até mesmo pequenas negociações estavam movimentando os rendimentos significativamente.

A volatilidade dos treasuries na sexta-feira foi acompanhada por uma queda no dólar.

Um indicador da força da moeda contra os principais pares caiu até 1,8% nesta sexta-feira. A libra esterlina, o iene japonês e o franco suíço tiveram ganhos significativos.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.