Hugo Calderano escreveu nesta sexta-feira (19) mais um capítulo histórico para o tênis de mesa brasileiro. O carioca de 28 anos venceu o chinês Wang Chuqin, número 2 do ranking mundial, por 4 sets a 3 e garantiu vaga inédita na final do Mundial de Tênis de Mesa.
Com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/3 e 12/10, Calderano mostrou poder de reação ao virar o jogo em um duelo acirrado, mesmo com o adversário tendo somado um ponto a mais no total.
Antes da semifinal contra o chinês, o brasileiro já havia surpreendido ao eliminar o japonês Tomokazu Harimoto, também de virada. O feito representa a melhor campanha de um atleta do Brasil na história do torneio, e vem menos de um ano depois de Calderano conquistar o melhor resultado do tênis de mesa nacional em Olimpíadas, ao chegar às quartas de final nos Jogos de Paris.
A grande final será transmitida ao vivo pelo YouTube, nos canais da CazéTV e do ITTF World. Calderano buscará coroar sua trajetória com o título inédito para seguir fazendo história no esporte brasileiro.