O Brasil registrou 10,2 milhões de passageiros transportados em março pela aviação comercial em destinos nacionais e no exterior. Os dados da Anac compilados pelo Ministério de Portos e Aeroportos indicam uma alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar da desvantagem cambial, esse crescimento foi maior em destinos internacionais (15,5%), que atraíram 2,3 milhões de passageiros, do que nas rotas internas (6%) com 7,9 milhões de viajantes. A movimentação de turistas no mercado internacional segue em expansão há 48 meses e, desde outubro de 2023, a quantidade de turistas transportados neste segmento bate sucessivos recordes para o mês.
O número de voos para o exterior também acumula alta de forma consecutiva desde julho de 2024. Em março deste ano, o número de decolagens ultrapassou a marca 13.300 mil, maior para o mês desde o início da série histórica —iniciada em 2000, alta de 15% na comparação com março do ano passado.
Destinos na América do Sul
As rotas internacionais mais operadas em março deste ano foram concentradas na América do Sul. Entre as 10 primeiras, 8 estão concentradas na região. Com 746 voos realizados em março, a rota Guarulhos-Buenos Aires, na Argentina, foi a que registrou o maior fluxo, seguida por Santiago-Guarulhos, Galeão-Buenos Aires, Santiago-Galeão e Galeão-Buenos Aires.
Impulsionado pelo mercado internacional, o transporte aéreo de carga apresentou o melhor resultado no mês dos últimos 25 anos. Foram 116 mil de toneladas movimentadas e, deste total, 77,3 mil toneladas foram despachadas para o exterior, incremento de 4,5% relativo a março de 2024.
Com Stéfanie Rigamonti