/ Apr 24, 2025

Tesla avança para lançar robotáxi em junho – 24/04/2025 – Mercado

A Tesla expandiu seus testes de um aplicativo de compartilhamento de caronas para funcionários em Austin, nos Estados Unidos, enquanto a empresa avança para um lançamento em junho de uma versão autônoma do serviço, o robô táxi.

A fabricante de veículos elétricos publicou um vislumbre do trabalho na rede social X (ex-Twitter), com um vídeo mostrando uma pessoa usando seu telefone para chamar um Tesla. Um motorista está sentado na frente enquanto vários passageiros andam no banco traseiro.

“Preparando-se para a condução autônoma e sem supervisão”, publicou Elon Musk em resposta ao vídeo.

A iniciativa em Austin e os esforços anteriormente anunciados com funcionários da Tesla na região de São Francisco fazem parte de testes que ajudarão a desenvolver e validar recursos, incluindo o aplicativo, software de assistência ao motorista e alocação de veículos, disse a Tesla na quarta-feira. A empresa realizou mais de 1.500 viagens e completou 24 mil km de condução, segundo a publicação.

O serviço de transporte utiliza um conjunto de recursos que a Tesla chama de direção totalmente autônoma, que, apesar do nome, requer supervisão contínua do motorista e não torna seus veículos autônomos. Um motorista de segurança está presente para intervir quando necessário, de acordo com um aviso no vídeo da Tesla.

O plano da Tesla é lançar uma versão do software que, embora sem motorista, estará sob supervisão remota, disseram executivos na terça-feira (22) em uma ligação com investidores. Espera-se que seja lançado sob o nome robô táxi para o público. Começará em Austin com 10 a 20 veículos Model Y antes de expandir ainda mais, com planos de adicionar outras cidades e modelos de veículos à frota, disseram.

Embora os executivos não tenham discutido o programa piloto de compartilhamento de caronas para funcionários em Austin, Musk disse que a frota de garantia de qualidade da Tesla estava realizando testes lá. Ele também brincou sobre o “grande número de Teslas fazendo círculos em Austin agora”, dizendo: “vai parecer bastante bizarro”.

Outro foco da ligação foram as vendas em queda da Tesla. A empresa relatou seu pior trimestre em anos, e Musk disse que vai se afastar “significativamente” de seu trabalho com o governo dos EUA para se concentrar novamente na Tesla.

Para o serviço de transporte, a Tesla planeja eventualmente usar um veículo de dois lugares desenvolvido especificamente chamado Cybercab, que não tem volante nem pedais. Espera-se que o veículo entre em produção em larga escala no próximo ano.

Musk tem falado há anos sobre a Tesla operar uma frota sem motoristas humanos. Um lançamento bem-sucedido será fundamental tanto para a Tesla quanto para o próprio Musk, já que o CEO aposta o futuro da fabricante de veículos elétricos em tecnologia autônoma e robótica.

Mas as aprovações necessárias para um lançamento generalizado podem levar anos. Enquanto isso, vários concorrentes, incluindo a Waymo, já implantaram carros sem motorista em vias públicas em cidades selecionadas, incluindo Austin.

A Tesla forneceu poucos detalhes sobre quem terá acesso inicial ao serviço ou quanto custará. A empresa pretende usar um aplicativo móvel semelhante ao Uber ou Lyft para permitir que os clientes solicitem corridas, e mostrou capturas de tela da plataforma pela primeira vez em uma apresentação para investidores há cerca de um ano. O novo vídeo mostra um aplicativo rotulado como robotáxi.

A Tesla tem conversado com a cidade de Austin sobre expectativas de segurança enquanto determina onde lançar primeiro as frotas sem motorista.

No mês passado, recebeu aprovação na Califórnia para começar a transportar passageiros. Começará com funcionários antes de expandir para membros do público em veículos de propriedade da empresa. A empresa precisará de mais aprovações para oferecer viagens totalmente autônomas.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.