A Uber e a Volkswagen firmaram uma parceria para implementar milhares de vans elétricas ID Buzz autônomas nos EUA, marcando a mais recente colaboração para expandir as opções sem motoristas no aplicativo de transporte.
As empresas começarão a testar as vans nas ruas ainda este ano e planejam um lançamento comercial no próximo ano em Los Angeles, informaram em comunicado na quinta-feira (24).
Durante os testes iniciais, um operador humano estará dentro dos veículos. O lançamento ocorrerá em etapas e só prosseguirá após as aprovações regulatórias necessárias. A parceria deve se expandir para outros grandes mercados americanos ao longo dos próximos dez anos.
Carros sem motorista têm sido uma área de crescente foco da Uber, que optou por se unir a fabricantes e gestores de frotas após abandonar os esforços para desenvolver sua própria solução interna. Essa foi uma ideia na qual a empresa investiu pesadamente anos atrás. Uma de suas parcerias mais importantes é com a Waymo nos EUA, com viagens autônomas já oferecidas em Phoenix e em breve se expandindo para Atlanta.
Até agora, a Uber firmou acordos com mais de uma dúzia de parceiros globais para implementar tecnologia de direção autônoma em seus negócios de transporte de passageiros, entregas e fretes. Isso ocorre enquanto o mercado está prestes a se expandir: os robotáxis supervisionados por humanos da Tesla estão chegando a Austin, enquanto a Waymo tem ampliado rapidamente sua frota em grandes cidades.
A Volkswagen tem testado suas vans ID Buzz com operadores humanos em Austin. Esses veículos estão equipados com software de direção autônoma fabricado pela Mobileye Global, uma empresa derivada da Intel. Para a implementação dos veículos na plataforma Uber, a Volkswagen está usando um sistema desenvolvido por sua marca MOIA.
Em outras partes dos EUA, a Uber planeja trabalhar com a Avride para oferecer viagens autônomas no Hyundai Ioniq 5 fabricados nos EUA em Dallas ainda este ano. Fora do país, está oferecendo viagens autônomas em Abu Dhabi e Dubai com a empresa chinesa WeRide.
A rival Lyft ambém anunciou que planeja oferecer suas primeiras viagens autônomas em Atlanta com a startup May Mobility, apoiada pela Toyota.