A eletricidade verde dominará totalmente a rede da Alemanha nesta quinta-feira (1º), levando os preços da energia para valores negativos novamente —um lembrete de como a energia solar e a energia eólica estão transformando o maior mercado da Europa.
Uma queda na demanda devido a um feriado público coincidirá com um aumento na geração solar e com a primeira mini-onda de calor da região. No início da tarde do primeiro dia do mês, até 99% do consumo poderá ser atendido por energia verde, de acordo com os Modelos Bloomberg.
Embora não seja inédito, o cenário é altamente incomum e oferece um vislumbre do futuro à medida que a região avança com a transição verde.
O resultado é que partes do dia verão preços negativos, um fenômeno que está se tornando mais comum em toda a Europa. Embora isso beneficie milhões de residências e fábricas que compram eletricidade com tarifas horárias, é uma grande dor de cabeça para investidores e desenvolvedores de tecnologias verdes devido aos retornos mais baixos.
A previsão de energia alemã para entrega na quinta caiu abaixo de zero das 10h às 17h na Epex Spot SE, a maior Bolsa do país. O preço mais baixo previsto é de quase 130 euros negativos por megawatt-hora às 13h. Uma história semelhante ocorre na França, onde os preços serão negativos pelas mesmas horas.
A Alemanha deve adicionar uma capacidade solar sem precedentes de 17 gigawatts neste ano, e quebrar esse recorde a cada ano até pelo menos 2030, de acordo com a BloombergNEF. Isso empurra cada vez mais os geradores de combustíveis fósseis para fora do mercado, embora eles continuem essenciais para equilibrar as energias renováveis intermitentes e fornecer um backup fundamental durante a temporada de aquecimento no inverno.
CLIMA QUENTE
Espera-se que o primeiro período quente do ano atinja seu pico esta semana no Reino Unido, França e Alemanha. As temperaturas diurnas podem chegar a 27° C em Paris e Berlim nesta quinta, e 25° C em Londres. As temperaturas médias estarão de 5° C a 6° C acima da média de longo prazo em muitas áreas, de acordo com as previsões.
Espera-se que um sistema de alta pressão mantenha os céus limpos, aumentando a luz solar e a produção de energia solar esta semana, disse o meteorologista da MetDesk, Daniel Gardner-Declaudure.
No entanto, espera-se que o período quente seja de curta duração, com um sistema de baixa pressão previsto para chegar na região e reduzir as temperaturas durante o fim de semana.