/ May 03, 2025

Inflação tira o apetite pelo consumo dos paulistanos – 02/05/2025 – Painel S.A.

A alta na inflação e a consequente elevação dos juros estão tirando a coragem da população de ir às compras. O índice de intenção de consumo das famílias (ICF), da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo), mostra um recuo em abril de 2,3% em relação ao mês anterior e de 5,2% na comparação anual, no menor nível em um ano (104,4 pontos).

Ainda assim, o índice segue acima dos 100 pontos, limite que separa os otimistas dos pessimistas.

Houve queda também no índice de confiança do consumidor na economia, que caiu 3,6% em abril na base mensal, e 14,3% na anual, atingindo os 111 pontos, também o nível mais baixo em 12 meses.

Segunda a FecomercioSP, essas quedas revelam a cautela dos consumidores com o cenário macroeconômico atual. A federação diz que a alta dos juros é preocupante no longo prazo em meio ao endividamento das famílias em nível elevado.

Dos sete componentes que compõem o ICF, apenas a confiança no emprego atual teve alta em abril, de 1%. Em todos os demais subindicadores, como perspectiva profissional, renda e acesso ao crédito, houve recuo no mês passado.

Na análise por faixa de renda, o resultado da pesquisa mostra que mesmo as famílias mais abastadas estão cautelosas. A maior queda na confiança veio justamente das famílias com rendimento mensal acima de dez salários mínimos (-3,2%). Entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos, o recuo foi de 1,9%.

Os índices de intenção de compras e de confiança do consumidor da FecomercioSP são mensurados a partir de dados de cerca de 2.000 consumidores da cidade de São Paulo e servem de termômetro para o varejo.

Com Stéfanie Rigamonti


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.