O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (2) que a economia norte-americana está em uma fase de transição, citando dados que mostram a resiliência do mercado de trabalho, mesmo diante das incertezas da política tarifária.
“Estamos apenas em fase de transição, apenas começando!”, disse em publicação na plataforma Truth Social.
Na publicação, Trump voltou a pedir ao Fed (Federal Reserve, Banco Central dos EUA), para que a instituição reduza a taxa de juros americana.
“Os consumidores esperam há anos para ver os preços caírem. SEM INFLAÇÃO, O FED DEVE BAIXAR SUA TAXA!!!”, escreveu Trump.
A publicação foi feita após a divulgação de dados do Departamento do Trabalho dos EUA que mostraram que houve uma desaceleração marginal na criação de vagas de emprego nos país em abril.
Nesta sexta, a instituição informou que a economia dos EUA abriu 177 mil vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, após 185 mil em dado revisado para baixo em março.
Economistas consultados pela Reuters previam 130 mil empregos criados no período, depois de 228 mil em março conforme relatado anteriormente.
A taxa de desemprego se manteve estável em 4,2%, também informou a instituição. Segundo a Reuters, como os dados são retrospectivos, ainda é muito cedo para que o mercado de trabalho mostre o impacto da política de tarifas de Trump.
A maioria dos economistas prevê que o impacto das tarifas poderá se tornar evidente até meados do ano em dados como de emprego e inflação.
O resultado, entretanto, levou operadores a reduzir ligeiramente suas apostas em cortes na taxa de juros pelo Fed (Federal Reserve, o BC americano) neste ano.
A expectativa é de que o Fed mantenha sua taxa de juros de referência na faixa de 4,25% a 4,50% na próxima semana.