“Andar de moto pelo mundo é extraordinário. Foi a coisa mais incrível que já me aconteceu”, disse Ewan McGregor ao final de “Long Way Round” (2004), a primeira aventura em duas rodas feita ao lado do amigo Charley Boorman. É possível experimentar um pouco da sensação que o ator de “Trainspotting – Sem Limites” tem em suas longas jornadas mesmo sem ter uma grande produção por trás.
Algumas agências oferecem pacotes específicos em duas rodas para diferentes partes do mundo. “Eles passam por muitos lugares que a gente também passa”, afirma Evelyn de Almeida Lima, sócia de Pablo Daniel Berardi na empresa Rox Motors.
Um dos roteiros possíveis é o Atacama Experience, cuja próxima edição, em junho, já está esgotada. No continente, há também viagens para grupos em duas rodas para Machu Picchu, Patagônia e Ushuaia, cruzando muitos lugares visitados por McGregor e Boorman em “Long Way Up” (2020), terceira temporada da série documental.
A agência também oferece cursos de pilotagem para quem precisa melhorar o seu nível para viagens mais longas ou por estradas mais desafiadoras. “Conversamos muito com os participantes. Se o cliente indica que não anda de moto há bastante tempo ou que nunca viajou com garupa, recomendamos alguns passeios bate e volta com a gente”, explica Evelyn.
Por garupa entendem-se viagens com outra pessoa no banco da moto, o que muda a relação de peso e equilíbrio para o piloto. Também é possível alugar motos de diferentes marcas, algo recomendável quando o cliente vai fazer a viagem em um veículo que nunca usou. Os tours pela Europa também são bem variados, incluindo experiências pelos Alpes, pela região da Toscana, por países do Leste europeu —alguns visitados na nova “Long Way Home”— ou ainda uma combinação de Portugal com Espanha.
De acordo com Evelyn, muitos dos clientes que procuram a agência estão em um momento mais confortável da vida, com filhos criados e prontos para recuperar o prazer sobre duas rodas. “Muitas vezes são pessoas que ficaram anos sem andar de moto, e que não tem mais um grupo de amigos com esse hábito.”
Por meio da agência, completa ela, eles estabelecem novas amizades nas próprias viagens.
Clientes mais antigos que já exploraram todos os roteiros oferecidos também pedem ou sugerem novas rotas. “Nesse momento estamos conversando com um grupo de amigos que têm interesse em fazer um tour pela Islândia. Então, nesse caso, a gente deve operar sob medida.”
Ao contrário do que acontece com a dupla McGregor/Boorman, não há um acompanhamento médico em tempo integral nas trilhas, mas o seguro viagem para os passeios incluem assistência médica em qualquer lugar. “Os guias são treinados para fazer os primeiros socorros em áreas remotas, para um primeiro atendimento”, afirma Evelyn. Além disso, um carro de apoio tem capacidade para carregar as motos e acomodar a pessoa no carro até o centro médico mais próximo.