Neste domingo (11), a partir das 11h15 (horário de Brasília), o clássico entre Barcelona e Real Madrid no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona —o Camp Nou está em reformas—, pode definir a temporada 2024/25 do Campeonato Espanhol. A partida tem transmissão da ESPN e do Disney+.
O Barcelona do trio Lewandowski, Raphinha e Lamine Yamal lidera o torneio com 79 pontos após 34 rodadas, com 25 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. São 91 gols marcados até aqui pelos catalães e apenas 33 sofridos.
Vice-líder, o Real Madrid de Vinicius Junior, Rodrygo e Mbappé vem com 75 pontos, somando 23 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Foram 69 gols marcados pelos merengues e 33 sofridos.
Se vencer em casa, o Barcelona abre sete pontos de vantagem para o rival faltando apenas mais três rodadas —e nove pontos— em disputa, ficando ainda mais perto de voltar a levantar a taça após a conquista do Madrid no ano passado.
Será o confronto de número 261 dos rivais espanhóis, com 105 vitórias dos merengues, 103 dos catalães e 52 empates. No último encontro, em abril, o Barça venceu por 3 a 2, na prorrogação, a decisão da Copa do Rei da Espanha.
Barcelona e Real Madrid foram eliminados Champions League nas semis e quartas de final, para Inter de Milão e Arsenal, respectivamente, e brigam para fechar a temporada ao menos com o título do nacional.
Além do resultado esportivo nas quatro linhas, o clássico europeu também ganha importância devido ao possível anúncio sobre a saída do técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid.
Segundo relatos de publicações internacionais como The Athletic e Marca, é esperado após a partida de domingo na capital catalã que o time branco anuncie a saída de Ancelotti, abrindo caminho para acerto do italiano com a seleção brasileira.
Desde a demissão de Dorival Júnior, no fim de março, o nome de Ancelotti surgiu como o favorito do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para comandar a seleção brasileira na reta final das Eliminatórias Sul-Americanas e na Copa do Mundo de 2026.
Ednaldo já havia tentado a contratação no início de sua gestão, em 2023, mas não conseguiu chegar a um acordo na ocasião após ser afastado do cargo por decisão da Justiça e ver Ancelotti renovar seu contrato com o time espanhol até junho de 2026.
Com uma temporada abaixo das expectativas, com o vice na Copa do Rei da Espanha e a eliminação precoce na Champions, Madrid e Ancelotti acertaram nas últimas semanas um acordo para encerrar o contrato antecipadamente.
O cargo no banco dos merengues deve ser assumido pelo espanhol Xabi Alonso, nome que já vinha sendo especulado no clube e que se despediu nesta sexta-feira (9) do Bayern Leverkusen, após guiar a equipe à sua primeira Bundesliga na temporada passada.
“Ele fez um trabalho fantástico [no Leverkusen] e tem todas as portas abertas porque é um dos melhores treinadores do mundo”, afirmou Ancelotti em entrevista a jornalistas neste sábado.
Ele não quis falar sobre as notícias em torno de sua possível contratação pela CBF. “Eu me sinto muito bem aqui. Como em todas as relações, no início existe muita paixão e depois outras coisas. A lua de mel com o Real Madrid vai durar até o último dia da minha vida”, disse o italiano.
Confira os destaques esportivos da programação deste domingo (11)
10h30 Bayer Leverkusen x Borussia Dortmund
Campeonato Alemão: Sportv, CazéTV e Onefootball
11h15 Barcelona x Real Madrid
Campeonato Espanhol: ESPN e Disney+
12h30 Liverpool x Arsenal
Campeonato Inglês: Disney+
12h30 Brasil x Belarus
Copa do Mundo de futebol de areia (final: Sportv, CazéTV e Fifa+
13h Torino x Inter de Milão
Campeonato Italiano: ESPN4 e Disney+
16h Sport x Cruzeiro
Campeonato Brasileiro: Premiere
16h30 Denver Nuggets x Oklahoma City Thunder
NBA: ESPN2, Disney+ e NBA League Pass
17h30 Palmeiras x São Paulo
Campeonato Brasileiro: Globo (exceto RJ, MG e ES) e Premiere
17h30 Atlético-MG x Fluminense
Campeonato Brasileiro: Globo (RJ, MG e ES) e Premiere
20h Botafogo x Internacional
Campeonato Brasileiro: Record, PlayPlus, R7.com, CazéTV e Premiere
21h Indiana Pacers x Cleveland Cavaliers
NBA: Prime Vídeo e NBA League Pass