Com dois gols de Raphinha, o Barcelona venceu o clássico contra o Real Madrid por 4 a 3 neste domingo (11), no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela 35ª rodada, e colocou a mão na taça do Campeonato Espanhol.
Além de Raphinha (34′ e 45′), Eric García (19′) e Lamine Yamal (32′) marcaram para o Barça, que saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu a virada apesar do hat-trick de Kylian Mbappé (5′ de pênalti, 14′ e 70′).
Com a vitória, o time catalão fica na liderança com sete pontos de vantagem sobre o Real Madrid (2º), a três rodadas para o fim do campeonato.
O time merengue saiu na frente logo aos cinco minutos com Mbappé cobrando pênalti que ele mesmo sofreu ao ser derrubado na área pelo goleiro Wojciech Szczesny. Pouco depois, o atacante francês fez o segundo com passe de Vinícius Júnior.
A partir daí, o Barcelona dominou o clássico e virou o placar para 4 a 2. No segundo tempo, Mbappé (70′) deu esperanças ao Real Madrid ao diminuir a diferença, mas a reação parou por aí.
Nesta temporada, o astro francês marcou cinco gols em quatro jogos contra o Barça, que ainda assim saiu com a vitória em todas as ocasiões.
Antes do clássico deste domingo, Mbappé havia marcado um gol na decisão da Supercopa da Espanha, no início de janeiro, e outro na final da Copa do Rei, no dia 26 de abril.
Com sete pontos de vantagem e apenas nove a disputar, o Barcelona pode ser campeão já na próxima rodada, na semana que vem. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Espanyol ou apenas a derrota do Real Madrid diante do Mallorca. Um empate na próxima rodada dá o título ao time catalão em caso de qualquer tropeço do time merengue.