/ May 12, 2025

Grupos disputam terceiro aeroporto de São Paulo – 12/05/2025 – Painel S.A.

A JHSF, controladora do aeroporto internacional de aviação executiva Catarina, mantém conversas junto ao governo federal para se transformar no terceiro destino de voos comerciais de São Paulo. A companhia, contudo, não está sozinha. São José dos Campos (SP) também está na disputa.

Controlado pela JHSF, o aeroporto Catarina fica na rodovia Castello Branco a 35 minutos de São Paulo. Há duas semanas, ele obteve um upgrade da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que concedeu o certificado 2C para pouso e decolagens de aeronaves do porte de um Boeing 737 —usado na aviação comercial brasileira.

Contudo, esse aeródromo enfrenta resistência das concessionárias de Congonhas e Guarulhos. Segundo técnicos que participam das discussões, a reclamação é que, até hoje, aeroportos comerciais são operados em regime de concessão e o Catarina segue o regime de autorização.

O argumento é rebatido até por outros concessionários aeroportuários, que comparam essa situação ao setor portuário. Inicialmente, os TUPs (Terminais de Uso Privado) atendiam uma única empresa e, hoje, operam como qualquer outro terminal portuário, competindo livremente.

Hub de cargas

São José dos Campos defende sua expansão junto ao Ministério de Portos e Aeroportos como terceira opção para São Paulo. O aeroporto já recebe voos comerciais, com capacidade para 3 milhões de passageiros por ano. O forte hoje, no entanto, é a aviação de carga com aviões Boeing 767, e movimenta 50 mil toneladas até com voos internacionais.

Segundo o ex-secretário de aviação civil e integrante do conselho do aeroporto, Ronei Glanzmann, a tendência para a capital é contar com outros aeroportos no seu entorno diante da saturação de Congonhas e Guarulhos.

“É como Londres, Los Angeles e Nova York. Todas elas possuem aeroportos no seu entorno”, disse Glanzmann. “A eventual liberação do Catarina e de São José dos Campos não traz qualquer tipo de restrição de passageiros a nenhum dos aeroportos. São complementares. Você teria o Catarina a oeste, São José a leste e Viracopos no norte. Faz sentido. Londres possui cinco aeroportos no seu entorno. “

Consultada, a JHSF não quis se manifestar.

Com Diego Félix e Stéfanie Rigamonti


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.