/ May 14, 2025

Bembé do Mercado celebra 13 de maio que ainda não acabou – 14/05/2025 – Guia Negro

O povo de terreiro veste sua melhor indumentária de festa para o xirê (cerimônia religiosa) que ocorre na praça ao lado do Mercado Público de Santo Amaro (BA). A comemoração, chamada de Bembé do Mercado, se repete desde 13 de maio de 1889, quando João Obá, um homem de origem malê, que chegou a ser escravizado, resolve celebrar a abolição da escravatura assinada em 13 de maio de 1888 com atabaques, flores, frutas e danças em reverência aos orixás, durando três dias e culminando com uma oferenda coletiva ao mar. Hoje, a festa é considerada o maior candomblé de rua do mundo e patrimônio cultural do Brasil.

A Lei Áurea garantiu liberdade para o povo negro, mas não terras, educação, reparação financeira e nem o mesmo status que os brancos na sociedade. A abolição é inconclusa e até hoje é perseguida pelas pessoas negras, mas é lembrada todos os anos na cidade do recôncavo baiano, que conta com 94% da população de cor preta ou parda, segundo Censo do IBGE 2022.

A celebração começou ontem (13 de maio) e segue até domingo (18) e conta com a participação de 65 terreiros. Quem lidera a festa e cerimônias religiosas é José Raimundo Lima Chaves, o Pai Pote. “Começamos agradecendo a ancestralidade. Temos lavagem do busto de João Obá para lembrar daquele que foi nosso precursor, ao lado de pescadores e marisqueiras”, recorda.

O Bembé (abreviação de Candomblé) segue com oferenda para exu, amalá para Xangô, considerado patrono da festa, e entrega dos presentes de Oxum e Iemanjá no fim de semana. Os orixás são as divindades do candomblé, uma religião que foi proibida e perseguida e até hoje é atacada por conta do racismo religioso.

2025

Santo Amaro passou por uma enchente na última semana, quando o Rio Subaé subiu e chegou a invadir o Mercado Público, onde ocorrem as comemorações. Além da tragédia natural, a festa enfrenta o racismo estrutural e luta para existir e ganhar força. Diante de tantos desafios, a boa notícia é que a Escola de Samba Beija-Flor, do Rio de Janeiro, escolheu o Bembé do Mercado como tema em 2026.

Em 2025, cerca de 7 mil quiabos foram cortados para a produção do caruru, comida que faz a reconexão entre divino-sagrado. Outro elemento importante é o azeite de dendê usado na produção do vatapá e do acarajé, por exemplo. Em festas de candomblé, a comida é distribuída gratuitamente e aqui não é diferente. É importante destacar e elegância do povo de santo, que usa os melhores tecidos para a celebração, desfilando roupas de realezas que chegam a custar R$ 5 mil.

O recôncavo baiano, onde nasceu o samba, é um caldeirão cultural que também é representado no Bembé com apresentações de samba de roda, capoeira, danças de terreiros e do Nego Fugido, manifestação que encena a liberdade e tomada do poder. Apesar de seu caráter religioso, o Bembé do Mercado sempre mobilizou diferentes setores da cidade, desde comerciantes e pescadores até ativistas e políticos, que discursaram durante a cerimônia de abertura.

A falta de estrutura hoteleira da cidade impediu que muitos visitantes ficassem hospedados por lá. Também chama atenção o abandono do Mercado Público, que recebe em seu entorno o Bembé.

Caetano Veloso, um dos filhos mais famosos da cidade, eternizou a festa na música “13 de Maio”, mas cometeu dois equívocos: “talvez ainda o façam”, canta ele, em dúvida, se o Bembé ainda ocorre, e piora: “para saudar (a princesa) Isabel”. Definitivamente, não é o que essas pessoas estão fazendo por ali. Lazzo Matumbi tem uma canção mais apropriada sobre o tema, chamada “14 de maio”, em que canta: “No dia 14 de maio, eu saí por aí, não tinha trabalho, nem casa, nem pra onde ir…”.

O dia após abolição é considerado por pesquisadores negros, como Hélio Santos, que esteve presente ontem em Santo Amaro, o mais longo da história. De fato, esse dia ainda não acabou. Continuamos aqui em luta pela liberdade, existência e igualdade. Mas isso não vai nos impedir de comemorar e levar nossa cultura, voz, religião, beleza e poder para a rua. O Bembé do Mercado é sobre isso.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.