/ May 17, 2025

Preços de importados nos EUA têm alta inesperada em abril – 16/05/2025 – Mercado

Os preços de importados nos Estados Unidos subiram inesperadamente em abril. Os preços de importados aumentaram 0,1% no mês passado, depois de terem caído 0,4% em março, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (16).

O aumento causado pelo custo de bens de capital, que compensou os combustíveis mais baratos. Economistas consultados pela Reuters previam que os preços de importados, que excluem as tarifas, diminuiriam 0,4%. Nos 12 meses até abril, os preços subiram 0,1%.

Dados desta semana mostraram leituras benignas dos preços ao consumidor e ao produtor em abril. Economistas esperam que o impacto das tarifas de importação do presidente dos EUA, Donald Trump, torne-se evidente nos dados de inflação em meados deste ano.

As tarifas aumentaram os temores de uma desaceleração no crescimento global, contribuindo para a redução dos preços do petróleo.

O presidente do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA), Jerome Powell, alertou na quinta-feira (15) que “podemos estar entrando em um período de choques de oferta mais frequentes e potencialmente mais persistentes —um desafio difícil para a economia e para os bancos centrais”.

Economistas preveem que o banco central dos EUA volte a cortar a taxa de juros em setembro ou dezembro. O Fed manteve sua taxa de referência na faixa de 4,24% a 4,5% neste mês.

Os preços dos combustíveis importados caíram 2,6% em abril, depois de terem recuado 3,4% em março. Os preços dos alimentos ficaram inalterados, depois de terem caído 0,1% no mês anterior.

Excluindo combustíveis e alimentos, os preços de importação aumentaram 0,5%, após queda de 0,1% em março. Nos 12 meses até março, o chamado núcleo dos preços de importados subiu 0,8%.

Os preços dos bens de capital importados aumentaram 0,6%, enquanto os preços dos bens de consumo excluindo veículos automotores subiram 0,3%. Os preços de veículos automotores, peças e motores importados tiveram alta de 0,2%.

CONSTRUÇÃO DE RESIDÊNCIAS TAMBÉM CAEM EM ABRIL NOS EUA

A construção de residências unifamiliares nos Estados Unidos também caiu em abril, visto que as tarifas sobre materiais importados e as taxas de hipoteca elevadas continuaram sendo os principais obstáculos para o mercado imobiliário.

A construção de moradias unifamiliares, que representa a maior parte da construção de casas, caiu 2,1% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 927 mil unidades, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira.

As tarifas agressivas e erráticas do presidente dos EUA, Donald Trump, incluindo impostos sobre a madeira e o aço, deixaram os construtores desanimados. Os Estados Unidos e a China reduziram a escalada de sua guerra comercial no fim de semana, mas permanece a incerteza sobre o que acontecerá após a trégua de 90 dias acordada. Também não há clareza sobre o futuro das taxas específicas de cada país, que foram adiadas até julho.

Há também um excesso de casas novas não vendidas, com o estoque em níveis vistos pela última vez no final de 2007.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.