O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou nesta quinta-feira (22) que nenhum país tem um nível de segurança sanitária como o Brasil, numa reação à crise causada pelo foco da gripe aviária no Rio Grande do Sul.
Após a confirmação do primeiro caso, as exportações de frango e derivados do Brasil foram suspensas para diversos mercados. Há embargos para as produções do Rio Grande do Sul, onde foram identificados focos, e outros que são de abrangência nacional.
“Eu posso reafirmar que nenhum país do mundo tem um nível de seguridade sanitária tal qual o Brasil tem.
É fundamental para enfrentar crises, como a que estamos vivendo neste momento”, disse Fávaro, durante um evento no Itamaraty com representantes de países da África, inclusive ministros de Agricultura do continente.
“É um vírus circula no mundo há pelo menos 30 anos, nunca tinha conseguido entrar numa granja comercial no Brasil”, disse, ao argumentar que o sistema brasileiro de segurança sanitária é monitorado por diferentes esferas.
“Com isto a gente minimiza os impactos das pandemias e doenças em todo o sistema produtivo, e atesta a qualidade para os comprados, seja no mercado interno ou externo”, afirmou ainda Fávaro.
O primeiro foco de gripe aviária confirmado em uma granja comercial ocorreu na semana passada em Montenegro (RS). Também foi confirmado um segundo foco em um zoológico em Sapucaia do Sul (RS). As duas cidades ficam na região metropolitana de Porto Alegre. Mais casos estão sendo investigados em outras regiões do país.
O painel do Ministério da Agricultura indica que China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão aplicaram embargo total às importações de carnes de ave do Brasil.
Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão suspenderam compras do Rio Grande do Sul.
Por último, Bloquearam aquisições do município de Montenegro Emirados Árabes Unidos e Japão.
Fávaro discursou num evento no Itamaraty. O ministério organizou nos últimos dias um evento chamado Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.
O governo levou representantes dos países africanos para conhecer instalações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no Distrito Federal e em Petrolina (PE).
O objetivo é reforçar a diplomacia de cooperação entre o Brasil e África, continente com vastas terras agricultáveis, mas que ainda enfrenta desafios de abastecimento alimentar.