/ May 23, 2025

Nova IA do Google controla até enquadramento de vídeos – 22/05/2025 – Tec

O Google lançou nesta semana uma ferramenta de inteligência artificial alimentada por três modelos de linguagem que visa facilitar e melhorar a produção de vídeos gerados pela tecnologia.

O Flow, apresentado no Google I/O na terça-feira (20), gera clipes de 8 segundos a partir de descrições de cenas detalhadas e fotos de objetos reais. A partir do trecho gerado também é possível criar um plano seguinte, e ambos podem ser editados em um aplicativo parecido com um software de edição de vídeo.

Antecipando críticas, o Google diz no texto de divulgação do projeto que ainda está entendendo o potencial da IA na produção visual. “Vemos o surgimento dessas ferramentas como um facilitador, ajudando uma nova onda de cineastas a contar suas histórias com mais facilidade”, disse.

A ferramenta também permite definir ângulo, enquadramento e estilo das filmagens. O poderio vem da união dos modelos Gemini, Imagen e Veo, todos da empresa. Segundo o Google, o Flow está sendo desenvolvido em parceria com criadores de conteúdo e produtores de vídeo.

O recurso é uma evolução do anterior VideoFX, do Google Labs, e está disponível desde terça para usuários dos Estados Unidos mediante uma assinatura dos planos AI Pro ou AI Ultra. Mais países recebem a novidade em breve.

Veja exemplos que o Google destacou, feitos em parceria com artistas:

A assinatura AI Pro (R$ 97 mensais) do Google dá direito a cem produções por mês, enquanto a AI Ultra (R$ 1.210) expande o limite e garante acesso ao Veo 3, novo modelo de geração que também consegue criar sons ambiente e até diálogos.

O perfil Evolving AI no Instagram, voltado para novidades no setor, compilou diversos exemplos usando a geração de som que incluem personagens pronunciando um trava-línguas com facilidade.

O anúncio foi acompanhado de um novo modelo de geração de imagens, o Imagen 4 —que, segundo a empresa, se dá melhor com textos—, o Veo 3 e novidades para o Veo 2 como controle de câmera.

O Flow também ganhou uma espécie de YouTube próprio para vídeos gerados por IA, o Flow TV, no qual é possível ver o comando original usado para gerar o trecho.

O Google também anunciou um detector de conteúdo gerado por suas IAs chamado SynthID Detector, ainda disponível em acesso antecipado. O Synth ID é uma marca d’água aplicada a conteúdos produzidos pelos modelos da empresa.

Segundo comunicado do Google DeepMind, braço de pesquisa em IA da empresa, o detector também será capaz de destacar quais partes do conteúdo têm maior probabilidade de terem sido marcadas com SynthID.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.