/ May 24, 2025

Recessão no Canadá já começou, dizem economistas – 23/05/2025 – Mercado

A economia do Canadá parece estar nos estágios iniciais de uma recessão, segundo projeções de analistas, em meio ao aumento do desemprego e à queda das exportações provocada por uma guerra comercial com os Estados Unidos.

Economistas ouvidos pela Bloomberg estimam que o PIB (produto interno bruto) encolherá 1% no segundo trimestre, em termos anualizados, e 0,1% no terceiro trimestre —o que caracteriza uma recessão técnica.

As exportações, que vêm despencando, devem recuar 7,4% neste trimestre, também em base anualizada. A queda ocorre após as ameaças tarifárias do presidente Donald Trump levarem importadores americanos a antecipar compras no início do ano. Apesar disso, a expectativa é de que os exportadores canadenses consigam uma leve recuperação no final de 2025.

O conflito comercial com o principal parceiro comercial do Canadá tem impactado o mercado de trabalho e o consumo das famílias. A taxa de desemprego deve subir para 7,2% no segundo semestre, de acordo com os analistas, antes de começar a cair em 2026.

A inflação deve permanecer acima da meta do banco central, atingindo 2,1% no terceiro trimestre e 2,2% no quarto.

Esse cenário coloca o Banco do Canadá em uma posição delicada. Segundo a ferramenta de probabilidades da Bloomberg para decisões de juros, há menos de 30% de chance de mudança na taxa básica na reunião marcada para junho.

“Quanto mais conseguirmos reduzir a incerteza, mais poderemos olhar para frente em nossas decisões de política monetária”, afirmou o presidente do Banco do Canadá, Tiff Macklem, na quinta-feira.

Empresas e consumidores aguardam sinais mais claros sobre a relação com os Estados Unidos antes de tomar decisões importantes. Essa incerteza já provocou uma desaceleração visível no mercado imobiliário, com queda nos preços e nas vendas de imóveis. Economistas projetam que o número de novos empreendimentos residenciais no segundo semestre de 2025 será inferior ao registrado no segundo trimestre.

“Sei que o Canadá está disposto a sentar com os EUA, resolver as diferenças e chegar a um acordo”, disse Macklem. “Se conseguirmos essa clareza, poderemos voltar a crescer. Mas, se acontecer o contrário, o cenário será mais difícil.”

O primeiro-ministro Mark Carney terá nova oportunidade de conversar com Trump em breve. O presidente americano deve visitar o Canadá pela primeira vez desde que voltou ao poder, durante a cúpula do G7 que será realizada em Alberta, em junho.

Ainda assim, Carney já alertou que a fase de aprofundamento da integração entre os dois países chegou ao fim.

Segundo os economistas consultados, o PIB canadense deve crescer 1,2% em 2025 e 1% em 2026 — números alinhados com a pesquisa anterior da Bloomberg.

A sondagem incluiu 34 economistas e foi realizada entre os dias 16 e 21 de maio.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.