O Real Madrid viveu uma tarde de despedidas neste sábado (24) no estádio Bernabéu, no confronto com a Real Sociedad, pela última rodada do Campeonato Espanhol. O primeiro foi um adeus definitivo, de Carlo Ancelotti, que está acertado para assumir o comando da seleção brasileira a partir de segunda-feira (26).
A vitória por 2 a 0, com dois gols de Kylian Mbappé, foi também o último jogo de Luka Modric, 39, na casa do time espanhol. O croata vai se despedir do clube oficialmente depois da disputa do Mundial de Clubes nos Estados Unidos.
Logo depois do apito final, o Real exibiu um longo vídeo nos telões do estádio, relembrando momentos da trajetória dos dois.
“Foi fantástico compartilhar com todos vocês esses momentos”, disse o italiano ao microfone no centro do gramado, sob aplausos dos torcedores. Visivelmente emocionado, ele também relembrou momentos importantes de alguns dos jogadores que comandou na equipe.
Os fãs do Real Madrid se despediram do melhor treinador do clube em termos de títulos. Em dois períodos diferentes, de 2013 a 2015 e de 2021 a 2025, ele conquistou dois títulos da La Liga, dois títulos da Copa do Rei, três títulos da Champions League, três do Mundiais de Clubes, três Supercopas Europeias e duas Supercopas da Espanha, entre outras honrarias.
No total, o italiano conquistou quinze troféus em seis temporadas, tornando-se o treinador mais bem-sucedido do Real Madrid. Xabi Alonso assumirá o comando, como o próprio Ancelotti antecipou.
“As noites mágicas no Bernabéu já fazem parte da história do futebol. Agora começa uma nova aventura, mas meu vínculo com o Real Madrid é eterno”, escreveu o italiano nas redes sociais nesta sexta-feira (23).
A despedida de Modric também é especial, já que ele deixará o Real Madrid após o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, conforme anunciado na quinta-feira (22).
Nas treze temporadas em que vestiu a camisa branca, o nativo dos Balcãs conquistou 28 títulos, incluindo seis Champions.
O craque mostrou nesta temporada que ainda tem o futebol nos pés. Ele sai com quatro títulos de La Liga, duas Copas, cinco Supercopas da Espanha, cinco Supercopas da Europa, cinco Mundiais de Clubes e uma Copa Intercontinental, além dos seis títulos da Liga dos Campeões já mencionados.
“Seu futebol é uma arte, seu tratamento comigo é um presente”, disse o atacante brasileiro Vinicius Junior. “Não bastam adjetivos, você é um exemplo para todos”, acrescentou o meio-campista uruguaio Fede Valverde.
No âmbito individual, o jogador atingiu seu auge quando foi premiado com a Bola de Ouro em 2018, quebrando o domínio do argentino Lionel Messi e do português Cristiano Ronaldo.
Durante o jogo com a Real Sociedad, os torcedores do Real também homenagearam o técnico e o meia com bandeirões nas arquibancadas. “Obrigado lenda” de um lado, “Obrigado Carletto” de outro.
Os torcedores também cantaram seus nomes no minuto 10 da partida, o número emblemático de Modric.