Hugo Calderano, 28, avançou neste sábado (24) à decisão do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. Na disputa da semifinal, ele venceu o chinês Liang Jingkun (5º colocado no ranking mundial) por 4 sets a 3.
Agora, o brasileiro terá a chance de se tornar o primeiro atleta não nascido na Europa ou na Ásia a levar a medalha de ouro na competição.
A medalha de bronze, melhor resultado de um sul-americano na competição, já estava garantida quando Calderano bateu o sul-coreano An Jaehyun e avançou à semifinal —todos os semifinalistas são premiados.
Calderano compete pela medalha de ouro neste domingo (25) contra o chinês Wang Chuqin.
No último set da semifinal, quando o jogo estava empatado em 3 a 3, Calderano marcou dez pontos seguidos. No match point, perdeu seis pontos seguidos e fechou o set com 11 a 9.
Jingkun havia batido o compatriota e líder do ranking Lin Shidong nas quartas de final. Foi também sobre Lin Shidong que Calderano levou a Copa do Mundo.
Ele também foi o primeiro não chinês e não europeu a conquistar o título da Copa do Mundo. Na campanha, ele eliminou na sequência o top 3 do ranking mundial e quebrou a hegemonia chinesa que vinha desde 2005.
Na última década, o brasileiro tem quebrado o domínio de asiáticos e europeus na elite da modalidade.