João Fonseca ficou impressionado com a fila para entrar na quadra 7 e vê-lo jogar em sua estreia profissional em Roland Garros. “Eu estava chegando na quadra e vi a fila. E as pessoas assistindo na Philippe-Chatrier. Na terceira rodada em 2022 eu perdi nessa mesma quadra [no torneio juvenil, contra o francês Gabriel Debru], e foi um ‘déjà-vu'”, disse, após a partida.
O brasileiro venceu o polonês Hubert Hurkacz (31º do mundo) por 3 a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2, em 1 hora e 40 minutos.
“É sempre bom jogar diante da torcida brasileira. Talvez 80% fosse brasileira, é super bacana. Desfrutei de cada momento. Minha primeira vez jogando aqui na chave principal, é um sonho que se realizou chegar à segunda rodada”, acrescentou o brasileiro.
Sobre a partida, disse que sua “mentalidade” estava “realmente boa”. “Eu sabia que viriam ótimos saques, então foquei em retornar uma boa bola, ser o mais agressivo possível, focar nas oportunidades. Foi um ótimo jogo, estou feliz com a forma como joguei os games de serviço.”
O carioca se disse satisfeito por honrar a tradição do país no Aberto da França. “Temos Guga, que é uma lenda do esporte, uma lenda para nós brasileiros, não apenas pelo tênis, mas pelo carisma, pela forma de falar com as pessoas e dar entrevistas. É uma honra estar aqui diante da torcida brasileira e ter uma grande performance como hoje.”
Sobre seu próximo rival, Pierre-Hugues Herbert, o carioca disse que “é um grande amigo”. “Nos challengers a gente jogou junto. Vai ser difícil não só pelo jogador, mas também pela torcida, sei que tenho que jogar meu melhor tênis e aproveitar a segunda rodada de um Grand Slam, é aproveitar cada momento.” Ele acrescentou esperar que a torcida brasileira compense, em parte, a pressão do público francês.
Fonseca disse que o adversário foi gentil no cumprimento ao final da partida. “O Hubi é um jogador muito legal. Ele falou ‘Parabéns por tudo que tem feito.'” O polonês também se desculpou com Fonseca por estar sacando muito rápido no final da partida, o que chegou a obrigá-lo a repetir o saque em um dos pontos.