/ Jul 01, 2025

Parceria oferece motos elétricas para locação em Belém – 30/06/2025 – Eduardo Sodré

A 99 vai ampliar a eletrificação de seus serviços por meio da parceria com a Riba Brasil, que desenvolve soluções para descarbonização. A iniciativa da vez ocorre em Belém, que será sede da COP30 (conferência do clima), em novembro. As empresas fazem parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável.

O objetivo é estimular a substituição de modelos a combustão pelas motocicletas a bateria na capital paraense, chegando ao evento com 300 unidades em circulação. A opção escolhida é o scooter VMoto CPX, que será oferecido aos entregadores e mototaxistas por meio de aluguel.

As 60 primeiras unidades já estão sendo entregues, e as seguintes serão distribuídas em lotes mensais até a data de realização do evento.

Segundo a 99, o valor do aluguel será de R$ 399 por semana, mas há redução dos custos no uso, já que os gastos com documentação, manutenção e energia estão incluídos no aluguel.

O scooter VMoto CPX tem 4.3 kW de potência, número que equivale a 5,8 cv. A capacidade de carga é de 220 quilos, e a autonomia chega a 120 quilômetros, segundo a fabricante.

As baterias podem ser trocadas de forma rápida, o que evita paradas longas. A 99 divulga que irá disponibilizar 14 estações para que a substituição seja realizada.

É o mesmo sistema disponível em São Paulo pela startup Vammo. Por meio de um aplicativo, o motociclista libera o gabinete para armazenar a bateria usada. Após conectá-la ao carregador, o sistema faz o diagnóstico sobre o estado do componente.


Se tudo estiver em ordem, é liberada a portinhola em que está a bateria carregada. Basta colocá-la na moto para seguir viagem.

De acordo com as informações divulgadas pela 99, o número de motociclistas em Belém quase dobrou entre 2013 e 2023. Parte dessa expansão pode ser atribuída à pandemia de Covid-19, que forçou o crescimento do setor de delivery.

Entre abril de 2024 e abril de 2025, a empresa afirma ter registrado um aumento de quase 60% nas entregas realizadas com motocicletas, além de uma alta de aproximadamente 40% nas viagens com passageiros. Em todo o país, o número de condutores parceiros da 99 cresceu 30% no mesmo intervalo.

Foram vendidas 850 mil motocicletas no Brasil entre janeiro e maio, segundo a Fenabrave (associação que reúne os distribuidores de veículos). Dessas, 4.800 são elétricas. Embora seja um número pequeno em relação ao total, representa um crescimento de 73,1% em comparação ao mesmo período de 2024.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.