A vitória do Fluminense sobre a Inter de Milão, por 2 a 0, nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, na tarde de segunda-feira (30), desempatou, por ora, o embate entre equipes brasileiras e rivais da Europa nesta edição do torneio. Agora, o Brasil está em vantagem.
Até o momento, foram sete confrontos desde a fase de grupos, com três vitórias de times brasileiros, duas de representantes europeus e dois empates.
A lista de triunfos do lado sul-americano inclui dois resultados expressivos contra os atuais campeão e vice-campeão da Champions League, respectivamente Paris Saint-Germain e Inter de Milão.
Antes da vitória da equipe das Laranjeiras sobre a Inter, o Botafogo havia superado o PSG na segunda rodada da primeira fase, por 1 a 0.
O triunfo do Botafogo foi o primeiro de um clube sul-americano sobre um europeu em jogo oficial desde 2012, quando o Corinthians conquistou o Mundial sobre o inglês Chelsea.
Desde então, quatro brasileiros tentaram a sorte na decisão: o Grêmio perdeu para o Real Madrid (2017), o Flamengo caiu diante do Liverpool (2019), o Palmeiras foi superado pelo Chelsea (2021), e o Fluminense foi derrotado pelo Manchester City (2023).
Com a vitória do Flamengo sobre o Chelsea, por 3 a 1, também pela primeira fase da competição realizada nos Estados Unidos, somente o Palmeiras ainda não triunfou contra europeus nesta edição —na estreia, empatou sem gols com o Porto.
O Flamengo, no entanto, acabou eliminado pelo Bayern de Munique nas oitavas de final. O time alviverde, por sua vez, vai encarar o Chelsea nas quartas de final, depois de eliminar o Botafogo.
Brasil x Europa na Copa do Mundo de Clubes
Primeira fase
Palmeiras 0 x 0 Porto
PSG 0 x 1 Botafogo
Botafogo 0 x 1 Atlético de Madrid
Flamengo 3 x 1 Chelsea
Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund
Oitavas de final
Inter de Milão 0 x 2 Fluminense
Flamengo 2 x 4 Bayern de Munique
Vitórias do Brasil: 3
Vitórias da Europa: 2
Empates: 2
Gols marcados pelos brasileiros: 8
Gols marcados pelos europeus: 6