O Brasil e a França assinaram nessa quarta-feira (2) uma carta de intenções para a produção do helicóptero modelo H145 da fabricante de aeronaves Helibras, controlada pela Airbus, em sua fábrica instalada em Itajubá (MG).
O investimento na produção do H145, que pode ser utilizado tanto em missões civis quanto militares, é estimado em R$ 1 bilhão, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em comunicado.
Segundo o ministério, a expectativa é de construção de até 200 unidades, ao longo dos próximos 15 anos, voltadas aos mercados nacional e internacional. Cada helicóptero tem valor de mercado estimado em US$ 15 milhões.
Além do H145, a Helibras produz outros dois modelos de helicóptero, o H225, de uso predominantemente militar, e o H125, conhecido como Esquilo. A empresa já entregou mais de 850 helicópteros no Brasil para operações civis e militares.
A proposta para transformar a instalação mineira em polo de produção e exportação do H145 está alinhada às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), afirmou o ministério no comunicado, em referência à política industrial lançada em 2024.