O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, parece “frágil” e “bobinha”, mas tem demonstrado competência na gestão da maior estatal brasileira.
“Quem olha assim, à primeira vista, para a Magda, essa mulher frágil, que anda devagar, que fala manso —às vezes nem eu entendo— pensa que não tem condições de dirigir uma empresa da magnitude da Petrobras”, afirmou.
“E a surpresa é que a companheira Magda é extremamente competente”, completou, em discurso durante evento de anúncio de investimentos em refino e petroquímica no país, realizado na Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras.
“Quem vê a Magda assim: ‘ah, aquela presidente é bobinha, vamos acossar ela’. Está ferrado, está ferrado, porque não sabe a quantidade de inteligência tratada de veneno que tem na cabeça dessa mulher”, disse o presidente.
A estatal agrupou uma série de projetos já aprovados ou sob análise em um pacote de R$ 33 bilhões para garantir mais um palanque ao presidente da República, que luta com a baixa popularidade.
Na cerimônia, Magda disse que sua gestão tem cumprido a determinação de Lula para “ajudar a empurrar o PIB desse país”. Citou como exemplos, além das obras no refino, a contratação de navios em estaleiros brasileiros.
O presidente também voltou a reclamar da falta de repasses das reduções nos preços dos combustíveis promovidas pela Petrobras e defendeu que órgãos de fiscalização atuem para que o desconto chegue aos consumidores.