/ Jul 09, 2025

Uso de equipamentos para esquentar no frio exige cuidados – 08/07/2025 – Maria Inês Dolci

O frio, que voltou a aparecer no centro-sul do país depois de um longo período sumido, faz com que muitos consumidores tentem, de qualquer forma, aquecer suas casas. Isso pode provocar acidentes, ferimentos e até mortes. Lareiras ecológicas utilizadas em desacordo com as instruções dos fabricantes e gambiarras com álcool estão entre os maiores vilões dos acidentes do frio.

Lareiras ecológicas são assim chamadas por não emitirem fumaça nem fuligem, sem o uso de chaminés. Podem utilizar gás natural ou de botijão, energia elétrica ou biofluido de etanol. Os acidentes costumam ocorrer quando há: reabastecimento com o fogo aceso; uso de combustíveis inadequados (como álcool comum); derramamento de combustível; proximidade com materiais inflamáveis, contato de crianças ou pets.

Mesmo em lareiras comuns –com lenha e chaminé– é muito arriscado jogar álcool ou outros líquidos inflamáveis para atiçar o fogo. Há acendedores específicos para lareiras, práticos e seguros.

Os aquecedores podem ser halógenos, cerâmicos, a óleo ou termoventiladores. Pesquise antes de comprar, não somente comparando preços, mas também se informando sobre os mais seguros e os cuidados que deve ter ao utilizá-los. Para quem conta com energia solar, que reduz muito o custo do boleto de energia elétrica, uma boa opção é o ar-condicionado com ciclo reverso, que tanto esfria quanto esquenta o ambiente.

As piores opções são as gambiarras, como colocar álcool em um pratinho ou latinha, e acender o líquido. Os riscos são de incêndio, explosão e geração de monóxido de carbono, que intoxica e pode ser letal.

Os aquecedores portáteis também devem ser usados de acordo com os manuais dos fabricantes. O uso de adaptadores ou de extensão elétrica não é indicado, pois pode ocasionar sobrecarga na instalação elétrica. O ideal é que os aparelhos sejam desligados antes de as pessoas dormirem. Isso vale também para lençóis elétricos, adequados para lugares muito frios.

Caso os aquecedores e lençóis elétricos não tenham sido utilizados por um longo período, recomenda-se que sejam testados antes do uso. Se apresentarem qualquer problema, devem ser levados à assistência técnica autorizada.

Comprar aquecedores sem certificado de garantia, de marca desconhecida, também é uma prática perigosa. O consumidor não terá a quem recorrer se o produto falhar ou se provocar um acidente de consumo.

Além da segurança, o uso de equipamentos para aquecimento também deve considerar questões de saúde, como alergias, doenças crônicas e até a alternância entre ambientes frios e quentes.

O inverno geralmente é bem curto no Brasil, e o frio mais intenso ocorre na Região Sul, mas é possível ter conforto e segurança também neste período do ano.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.