/ Jul 09, 2025

Ato em SP dosa desgaste a Lula ao pressionar Congresso – 09/07/2025 – Poder

Enquanto o governo federal acumula embates com o Congresso Nacional, movimentos sociais e o PT, partido do presidente Lula, organizam um ato para esta quinta-feira (10), em São Paulo, para pressionar pela taxação dos mais ricos e pelo fim da escala 6×1 de trabalho –pautas que enfrentam resistência de boa parte do Legislativo.

Os petistas se dividem entre a vontade de esticar a corda e o receio de que ataques direcionados possam piorar a já fragilizada relação entre Lula e o Legislativo.

O ato vai mirar o Congresso e o centrão de forma mais ampla, sem focar ataques em figuras centrais do meio político, mas pouco conhecidas nas ruas, como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Entre os organizadores, um chamado mais genérico é visto com maiores chances de sucesso para atrair o público, e a expectativa é a de que os manifestantes que discursarem citem nominalmente os parlamentares.

Segundo organizadores ouvidos pela Folha, o ato será realizado apenas na avenida Paulista, em frente ao Masp, pela pouca antecedência com que foi elaborado. O protesto é uma reação à derrubada, pelo Congresso, dos decretos do governo federal que alteravam as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), há duas semanas.

Na semana passada, militantes da Frente Povo Sem Medo, integrada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), fizeram um protesto dentro da sede do Itaú BBA, na avenida Faria Lima, em São Paulo, pedindo a taxação dos super-ricos. No mesmo dia, o grupo já divulgava o ato desta quinta pedindo pelo que o governo tem chamado de taxação “BBB”: de bancos, bets e bilionários.

O ato da semana passada na sede do banco despertou críticas de opositores bolsonaristas.

Parlamentares do centrão, como são conhecidos os políticos de atuação fisiológica alinhados à centro-direita, têm sido resistentes a uma proposta do governo de criar um imposto mínimo sobre rendas acima de R$ 50 mil mensais.

A tributação seria uma forma de compensar a perda de arrecadação com a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000, uma das promessas de campanha de Lula na eleição de 2022.

Por isso, entre aliados do petista, a percepção é a de que é necessário exercer pressão popular para aprovar as medidas.

“Nós vamos lotar a avenida Paulista exigindo que os pobres sejam incluídos no Orçamento e os ricos no Imposto de Renda”, disse à Folha uma das organizadoras do ato, a coordenadora nacional do MTST e da Frente Povo Sem Medo, Ana Paula Perles.

Perles acrescentou que a manifestação, apesar de partir de movimentos sociais, não será voltada apenas para a esquerda. “A ficha do povo caiu, e está todo mundo vendo que o Congresso está fazendo tudo para proteger os privilégios do 1% do andar de cima e jogar a conta toda para os trabalhadores pagarem.”

O protesto tem sido convocado, nas redes, pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que já foi uma das lideranças nacionais do MTST e tem feito duras críticas a Motta e a outros deputados pela postura diante das pautas econômicas do governo Lula.

O diretório municipal do PT na capital, também à frente do ato desta quinta, se divide sobre o tom a ser adotado.

Segundo petistas ouvidos pela reportagem, há quem defenda que as críticas sejam feitas de forma generalizada ao Congresso, como tem sido feito nas convocações nas redes, para evitar o discurso de “nós contra eles”, que tem ampliado o desgaste entre Lula e outras lideranças políticas.

Outros envolvidos no ato, no entanto, esperam que a participação de movimentos dê mais fôlego ao debate, com ataques mais duros e incisivos a quem se opõe às propostas do governo federal.

O ato foi marcado para iniciar às 18h. A organização argumenta que o horário, mesmo durante a semana, permite que trabalhadores possam comparecer após o expediente. O grupo não descarta organizar protestos em outras cidades, caso entenda ter conseguido mobilizar gente o suficiente nesta quinta.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.