Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil está para anunciar a abertura de um novo escritório, desta vez em Salvador, capital da Bahia. O objetivo é fortalecer a presença do Nordeste e do Brasil no comércio exterior, com foco no valor agregado.
A nova unidade, que será aberta nos próximos meses, segue a estratégia do governo federal de descentralizar a atuação da agência para permitir o desenvolvimento regional.
Este é o segundo escritório da Apex no Nordeste —também existe outro no Recife (PE). Segundo Jorge Viana, presidente da agência, a nova unidade é resposta a uma demanda do governo da Bahia.
“Após reunião do Conselho Deliberativo da ApexBrasil e a realização de um estudo sobre o papel da Bahia nas exportações, tanto no Nordeste quanto no país, estamos muito contentes em anunciar a abertura do escritório”, diz.
Segundo a agência, em 2024, o estado exportou US$ 11,9 bilhões, liderando o comércio exterior entre os estados do Nordeste, com 43,8% de participação. Em âmbito nacional, a Bahia é o nono principal exportador do Brasil, com 3,5% de participação.
Entre os setores, a indústria de transformação lidera as exportações no estado, com 63,6% das vendas externas, seguido da agropecuária (30,1%), das indústrias extrativas (6,1%) e outros produtos (0,2%).
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues falou da importância da novidade para o projeto de reindustrialização e diversificação das exportações brasileiras. “Nós não queremos ficar nesse mérito de exportar commodities, mas produtos com valor agregado, como chocolate e derivados do cacau, além de tecidos e alimentos processados.”
Qualificação para exportação
A abertura do novo escritório acontece em meio ao lançamento, pela ApexBrasil, do Programa de Qualificação para Exportação na Bahia, com atendimento previsto a 350 empresas nos polos de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista. Ele oferecerá consultoria individualizada e gratuita para empresas que desejam iniciar suas atividades no comércio exterior.
A agência também planeja realizar na Bahia o maior evento nacional dedicado a cooperativas exportadoras, com o apoio do Sebrae e da Organização das Cooperativas Brasileiras. A intenção é reunir cerca de 2.000 cooperativas de todo o país.
“As cooperativas são essenciais para o desenvolvimento inclusivo e sustentável. A Apex quer apoiar esse movimento com capacitação, conexões com compradores e visibilidade internacional”, diz Viana.
Com Diego Felix