/ Jul 09, 2025

Piauí lança programa de venda de créditos de carbono – 08/07/2025 – Ambiente

O Piauí emitirá créditos de carbono em troca de ações de combate ao desmatamento, anunciou o estado nesta terça-feira (8).

Projetos semelhantes, conhecidos como jurisdicionais, estão em desenvolvimento no Tocantins e no Pará.

Em um acordo anunciado nesta terça, a Investe Piauí, empresa de economia mista do estado, assinou um contrato com a empresa de investimentos Silvania, que fornecerá de R$ 10 milhões a R$ 20 milhões para ajudar a desenvolver o programa.

A empresa brasileira Systemica também ajudará com os aspectos técnicos do projeto, e a Silvania atuará como intermediária dos créditos. A empresa de serviços ambientais Geonoma, por sua vez, liderará o desenvolvimento do programa.

O grupo afirma que, se o Piauí reduzir o desmatamento da mata atlântica em 10% ao ano, poderá gerar mais de 20 milhões de créditos até 2030 para vender a empresas e países para ajudá-los a atingir suas próprias metas de redução de emissões.

“Por meio da Investe Piauí e com o apoio da Silvania, não apenas protegeremos nossas florestas, mas também criaremos oportunidades sustentáveis para nossas comunidades”, disse o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), em um comunicado.

Os créditos de carbono, em alguns casos, não conseguiram proporcionar os benefícios ambientais que alegavam. Há projetos no Brasil e no mundo todo questionados por fraudes e desrespeito a direitos de povos tradicionais.

À medida que a vontade política para a ação climática diminui, e os governos se concentram nos custos de curto prazo —apesar das temperaturas recordes e de outras condições meteorológicas extremas—, países e empresas têm apostado na compra de créditos.

Na semana passada, a União Europeia propôs pela primeira vez uma meta climática que permitirá que os países usem créditos de carbono de nações em desenvolvimento para cumprir uma parte de sua meta de redução de emissões.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.