/ Jul 03, 2025

Detran: veja calendário de licenciamento 2025 em SP – 02/07/2025 – Mercado

Proprietários de veículos cadastrados no estado de São Paulo com placas final 1 e 2 devem pagar o licenciamento do veículo até o final deste mês. O prazo começou a valer nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 31. O calendário de pagamentos em 2025 termina em dezembro, conforme o final da placa.

Ao todo, 21,9 milhões de motos, automóveis, camionetas e outros tipos de veículos devem quitar a taxa deste ano, segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). O valor é de R$ 167,74.

O pagamento é feito na rede bancária, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Com esse dado, o sistema localiza os débitos pendentes e libera o pagamento. A taxa pode ser quitada nos caixas eletrônicos, no internet banking ou pelo aplicativo dos bancos.

O licenciamento é obrigatório e quem descumpre a regra pode ter o veículo recolhido. Para fazer o pagamento, é preciso estar com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em dia e com todas as multas de trânsito quitadas.

Veja o calendário de licenciamento 2025 em SP

Para motos, automóveis e camionetas










Mês Final da placa
Julho 1 e 2
Agosto 3 e 4
Setembro 5 e 6
Outubro 7 e 8
Novembro 9
Dezembro 0

Para caminhões e caminhões-tratores








Mês Final da placa
Setembro 1 e 2
Outubro 3, 4 e 5
Novembro 6, 7 e 8
Dezembro 9 e 0

Após realizar o pagamento, o motorista pode acessar o novo portal do Detran, neste link, para emitir o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) de 2025. É preciso ter CPF e senha do portal Gov.br.

Também é possível obter o certificado pela Carteira Digital de Trânsito, também com a senha do portal Gov.br. O motorista deve fazer o dowload, baixando o documento no seu celular ou imprimindo uma cópia em papel sulfite. Desde maio de 2020 o CRLV passou a ser digital. É obrigatório trafegar com esse documento.

Os motoristas tiveram a opção de pagar o licenciamento adiantado no início do ano, junto com o IPVA. No site do Detran, é possível verificar se esse pagamento ainda está pendente ou se já foi regularizado. Caso a taxa já tenha sido quitada no início deste ano, só será necessário pagar de novo em 2026.

O Detran-SP alerta que o novo documento deve estar em mãos até o fim do mês de vencimento.

A partir do primeiro dia do mês seguinte, o veículo só pode circular com o licenciamento atualizado. Caso contrário, haverá multa e juros, além da possibilidade de ter o veículo recolhido.

Tire dúvidas sobre o licenciamento de veículos em SP

Quem deve fazer o licenciamento de veículos no estado de SP?

Motoristas que não realizaram o licenciamento antecipado, de janeiro a 30 de junho deste ano devem fazer o licenciamento até dezembro. É preciso seguir o calendário de licenciamento anual, conforme o final da placa do veículo. O automóvel precisa estar registrado em um município do estado de São Paulo.

O veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam o licenciamento. Antes de pagar a taxa, é necessário quitar todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas e outras pendências, se houver.

Veículos movidos a GNV devem apresentar o CSV (Certificado de Segurança Veicular) atualizado e emitido no estado de São Paulo.

Como fazer o pagamento?

O motorista pode pagar a taxa de licenciamento em agências bancárias, nos caixas eletrônicos, pelo internet banking ou por meio do Pix. Para gerar o QR Code do Pix, é necessário acessar o link pixipva.fazenda.sp.gov.br.

É necessário quitar todos os débitos informados antes de realizar o pagamento da taxa de licenciamento. Essa informação estará disponível ao informar o Renavam do veículo no app do banco, no caixa eletrônico ou no site.

Desde 2021, o seguro Dpvat tem valor igual a zero, exceto se houver alguma pendência de anos anteriores.

Como obter o CRLV-e?

Um dia depois do pagamento da taxa, o documento digital (CRLV-e) ficará disponível para download ou impressão.

Ele pode ser obtido por meio do:

  • Portal do Detran-SP
  • Aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”
  • Portal de serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito)

O documento pode ser impresso em papel sulfite comum (A4, branco) ou mantido apenas em formato digital, no celular. Ele tem validade validade legal das duas formas que for apresentado quando necessário.

Até quando posso pagar o licenciamento do veículo?

O pagamento é feito conforme o número final da placa. O calendário vai até dezembro e cada mês corresponde a um ou dois números de placas. As datas começam em julho, para placas com final 1 e 2 e seguem até dezembro, para final zero.

O prazo, no entanto, é válido apenas no mês referente ao que está liberado para o licenciamento daquele número de placa. Se não fizer a quitação, terá a cobrança de juros e multas, e poderá ter o veículo apreendido.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.