/ Jul 12, 2025

Trump: Brasil tem maior sobretaxa – 10/07/2025 – Mercado

O Brasil é o país que teve imposta a maior taxa anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, nesta semana. Na quarta-feira (9), o republicano divulgou que os produtos brasileiros passarão a ter uma cobrança adicional de 50% para entrar em território norte-americano. A medida entra em vigor em 1° de agosto.

Antes do Brasil, Trump tornou pública a imposição de taxas a outras 21 nações, sendo que as mais elevadas eram sobre Laos e Mianmar, ambos com 40%, que foram divulgadas na segunda-feira (7).

Além dos dois países asiáticos, Trump anunciou no mesmo dia tarifas a outros 12 países: Japão, Coreia do Sul, Malásia, Cazaquistão e Tunísia (todos com 25% cada), África do Sul, Bósnia e Herzegovina (ambos com 30%), Indonésia (32%), Bangladesh e Sérvia (ambos com 35%), e Tailândia e Camboja (os dois com 36%).

Na manhã de quarta-feira, o presidente dos EUA divulgou mais sete países atingidos: Argélia, Iraque, Líbia e Sri Lanka (todos com 30%), Brunei e Moldávia (25% cada) e Filipinas (20%). Horas depois, Trump colocou o Brasil na relação com a maior tarifa.

VEJA AS TARIFAS ANUNCIADAS NESTA SEMANA












Alíquota País
50% Brasil
40% Laos, Mianmar
36% Camboja, Tailândia
35% Sérvia, Bangladesh
32% Indonésia
30% África do Sul, Bósnia e Herzegovina, Argélia, Iraque, Líbia, Sri Lanka
25% Tunísia, Malásia, Cazaquistão, Brunei, Moldávia, Japão, Coreia do Sul
20% Filipinas

Segundo Trump, a sobretaxa será imposta, em parte, devido aos “ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos”.

Trump afirma que a forma como o Brasil tem tratado Bolsonaro é uma “vergonha” e que o julgamento contra o ex-presidente é uma “caça às bruxas que precisa ser encerrada”.

O presidente norte-americano ainda cita cobranças tarifárias e não tarifárias do Brasil que seriam injustas na visão do republicano. Ele afirma haver déficit com o país —mas os EUA na verdade têm superávit comercial com os brasileiros.

Após reunião de última hora convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), além do vice-presidente Geraldo Alckmin, o governante brasileiro afirmou que a sobretaxa terá como resposta lei de reciprocidade.

Produtos importados pelos EUA do Brasil são sobretaxados atualmente em 10%, tarifa anunciada por Trump em 2 de abril. Ou seja, além das tarifas de importação já cobradas, há uma cobrança adicional de 10%. Essa alíquota será substituída pela de 50% a partir de 1º de agosto.

Um exemplo é o caso do etanol, de acordo com interlocutores. Os americanos impunham uma tarifa de 2,5% ao produto, elevada a 12,5% após a sobretaxa de 10%. Com o novo anúncio, a porcentagem sobe a 52,5% em agosto.

A sobretaxa não é adicionada a produtos que já sofrem tarifas setoriais, como aço e alumínio, sobre os quais há tarifas de 50%.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.