O Corinthians anunciou nesta quinta-feira (17) a demissão do técnico Ramón Díaz. O argentino de 65 anos não resistiu ao mau desempenho do time nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro e foi comunicado de seu desligamento em reunião realizada no centro de treinamento do Parque Ecológico. Dorival Júnior é o favorito para substituí-lo.
A decisão foi tomada pela diretoria apenas três semanas após a conquista do Campeonato Paulista, o primeiro título da agremiação desde 2019. O triunfo sobre o arquirrival Palmeiras teve grande celebração da torcida e do próprio clube, que produziu um documentário sobre a decisão, mas não ofereceu grande sobrevida a Díaz.
Ramón e seu filho, Emiliano, que dividia com o pai as tarefas na condução da equipe, eram questionados internamente desde o ano passado. Balançavam em seus cargos até a sequência de nove vitórias que tirou o Corinthians da zona de rebaixamento do Brasileiro e o levou à fase preliminar da Copa Libertadores.
Na competição continental, porém, o time fracassou. Eliminado pelo Barcelona-EQU, deixou o principal torneio da América do Sul e passou a disputar a secundária Copa Sul-Americana –com apenas um ponto em dois jogos até aqui. No Brasileiro, são quatro pontos em quatro rodadas.
O mais recente fracasso foi uma derrota em casa por 2 a 0 para o Fluminense, na noite de quarta (16). Ao apito final, os gritos de “joga por amor ou joga por terror” no estádio de Itaquera deixaram claro que a lua de mel da saborosa conquista estadual em cima do maior inimigo havia terminado rapidamente.
Grande estrela do elenco, o atacante Memphis Depay fez críticas ao futebol jogado pelo Corinthians. O holandês deixou a arena falando abertamente sobre suas restrições ao estilo adotado pelo comandante argentino, o que deixou os dirigentes ainda mais pressionados a promover uma mudança na comissão técnica.
“Cheguei aqui há seis meses. Você acha que o time está progredindo? Ou estamos olhando apenas para os resultados? Quero saber isso. Você vê progresso? Porque eu tenho minhas dúvidas”, afirmou. “Às vezes, estamos posicionados com 50 metros de distância entre as linhas. Na minha opinião, isso não é futebol.”
Ramón Díaz foi contratado em julho do ano passado, em substituição ao português António Oliveira, e recebeu como missão principal evitar o rebaixamento no Brasileiro. Essa meta foi atingida, e o time chegou às semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, caindo diante de Flamengo e Racing.
O argentino se despede com 60 jogos: 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas. A diretoria tem como nome preferido para seu lugar o de Dorival Júnior, 62, recentemente demitido da seleção brasileira. Os primeiros contatos já foram feitos, e existe otimismo a respeito de um acerto ser oficializado nos próximos dias.
Enquanto essa negociação não for confirmada, o grupo será dirigido interinamente por Orlando Ribeiro, técnico da equipe sub-20 alvinegra. O próximo compromisso do Corinthians está marcado para sábado (19), contra o Sport, no estádio de Itaquera, pelo Campeonato Brasileiro.