O gigante farmacêutico suíço Roche anunciou nesta terça-feira (22) planos para investir US$ 50 bilhões nos próximos cinco anos nos Estados Unidos, seguindo os passos de seu rival Novartis, em meio à incerteza no setor devido às tarifas do presidente americano Donald Trump.
Os Estados Unidos representam mais da metade da receita da divisão farmacêutica da Roche, que atualmente tem mais de 25 mil funcionários em 24 filiais no país norte-americano.
A empresa suíça disse em um comunicado que o investimento de 50 milhões de dólares deverá criar mais de 12 mil novos empregos, 6.500 deles na construção.
Seus planos são expandir e atualizar seus centros de produção e distribuição de medicamentos e diagnósticos no Kentucky, Indiana, Nova Jersey, Oregon e Califórnia.
O investimento também inclui um novo centro em Massachusetts que realizará pesquisa em inteligência artificial.
Quando estiver concluído, a Roche “exportará mais medicamentos dos Estados Unidos do que importa”, afirma a empresa.
Seu competidor suíço Novartis anunciou semanas atrás planos para investir 23 bilhões de dólares nos próximos cinco anos nos Estados Unidos.
O governo de Trump fez anúncios contraditórios sobre os produtos farmacêuticos, que inicialmente estariam fora da rodada de tarifas anunciada em 2 de abril.
Mas na semana passada, o Departamento de Comércio anunciou investigações de “segurança nacional” das importações farmacêuticas, junto às de semicondutores e equipamentos de fabricação de chips.
Os novos investimentos “deverão ajudar a não gerar tarifas adicionais para a indústria farmacêutica suíça”, que veria afetada sua cadeia mundial de suprimentos para a fabricação e distribuição de medicamentos, comentou Stefan Schneider, analista da administração de investimentos Vontobel.