O laboratório Abbott lança, nesta terça (29), um teste rápido capaz de detectar com eficiência todos os tipos de dengue. Para isso, só é preciso fazer a coleta de sangue com uma pequena picada na ponta do dedo. O resultado sai entre 15 e 20 minutos.
Batizado de Bioline Dengue Duo, ele identifica simultaneamente o antígeno NS1 e os anticorpos IgM/IgG, fornecendo informações cruciais em todas as fases da infecção (febril, crítica e de recuperação). Também aponta casos de infecção de dengue primária e secundária.
“Cada minuto importa na luta contra a dengue e os testes rápidos permitem a expansão da testagem em farmácias, reduzindo a sobrecarga em hospitais e serviços de atenção primária em saúde”, disse Marcelo Rodolfo, Gerente Geral do Negócio de Diagnósticos Rápidos da Abbott no Brasil.
Evolução
Este é o sétimo teste da Abbott e, segundo a farmacêutica, a produção será suficiente para atender todo o mercado.
A Abbott lidera a Coalizão de Defesa à Pandemias da Abbott, rede com mais de 20 organizações científicas e de saúde pública que trabalha para identificar, rastrear e responder a ameaças virais emergentes, além de ajudar na prevenção de futuras pandemias.
Segundo a Abbott, em 2024, uma pesquisa global encomendada pela coalizão revelou que as mudanças climáticas como o aumento das temperaturas e as inundações estão afetando a forma como humanos, animais e insetos interagem e que vírus transmitidos por mosquitos, como dengue e Zika, estão sendo encontrados em novos lugares.
Cientistas preveem que 1.3 bilhão de pessoas podem ser impactadas pelo Zika até 2050 e 61% da população mundial pode ser impactada pela dengue até 2080.1,2
A multinacional está presente em 160 países. No Brasil, atua há 85 anos. Conta com 2.800 colaboradores e suas principais unidades ficam em São Paulo (sede administrativa); Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão as duas plantas produtivas da empresa.
Com Stéfanie Rigamonti