A diretora de crédito digital do BNDES, Maria Fernanda Coelho, será a nova presidente da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), que congrega bancos públicos estaduais e agências de fomento, como Finep e Sebrae. Juntas, as 34 instituições associadas concentram 45% do crédito no país em um mercado que movimenta R$ 6 trilhões.
Ex-presidente da Caixa entre 2006 e 2011, ela foi eleita nesta quarta (7), substituirá Celso Pansera, presidente da Finep, e seu mandato tem duração de dois anos.
Nos últimos dois anos, a ABDE atou em diversas frentes, como na aprovação da Letra de Crédito de Desenvolvimento; na recuperação do Rio Grande do Sul e na expansão do programa Nova Indústria Brasil.
Maria Fernanda, como ela é conhecida, foi empregada de carreira da Caixa, onde ocupou diversas funções até chegar à presidência da instituição em 2006, cargo que exerceu por 5 anos.
Foi ainda diretora de relações institucionais da concessionária do Aeroporto de Guarulhos, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e subsecretária de programa do Consórcio Nordeste. Também atuou como secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República. Em junho de 2024 assumiu o cargo no BNDES.
Com Stéfanie Rigamonti