/ May 14, 2025

Google vai reformular design do Android 16 – 13/05/2025 – Tec

O Google revelou a maior atualização do seu sistema operacional Android em anos, semanas antes de seu maior concorrente no setor, a Apple, apresentar uma prévia da nova versão do software do iPhone.

A unidade da Alphabet vai lançar uma linguagem de design nova e mais ousada chamada Material 3 Expressive, que abrange todo o sistema operacional Android, bem como os próprios aplicativos do Google, como o Gmail, conforme anunciado em um comunicado nesta terça-feira (13).

A empresa compilou um conjunto de novas diretrizes de design, que incluem o uso de tipografia maior e animações e formas mais elásticas.

A empresa planeja detalhar as novidades na sua conferência voltada para desenvolvedores Google I/O em Mountain View, Califórnia, a partir de 20 de maio. O software estará disponível para download em sua forma final ainda neste ano, começando pelos smartphones Google Pixel.

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, por trás de 3 bilhões de celulares no mundo, alimentando dispositivos de empresas como Samsung e Xiaomi.

O objetivo do Google é fazer com que a experiência seja mais natural e fluida, com mais espaço para personalização. A companhia realizou 46 estudos de pesquisa com mais de 18 mil participantes para conceber as mudanças —que, segundo a empresa, também ajudam a tornar o software mais acessível, especialmente para usuários mais velhos.

A Apple, por sua vez, planeja uma mudança radical na aparência de seus sistemas operacionais, tornando-os mais simples e consistentes ao alterar o estilo de ícones, menus e aplicativos, segundo informou a Bloomberg News. Sua conferência para desenvolvedores está programada para começar em 9 de junho deste ano.

Pode levar tempo para que essas mudanças se propaguem pelo ecossistema Android, já que fabricantes de dispositivos como Xiaomi, Oppo e Vivo controlam seus próprios cronogramas de atualização de software.

Os desenvolvedores de aplicativos também precisarão atualizar seus softwares para garantir consistência com a nova linguagem de design do Google.

Além dos smartphones, o Google também está estendendo suas mudanças de design para o Wear OS, seu sistema operacional para smartwatches, e expandindo o alcance do seu sistema de inteligência artificial Gemini para mais plataformas.

Isso inclui relógios e veículos que executam o Android Auto ou fazem parte do programa Cars with Google. A empresa havia anunciado anteriormente que o Gemini também estará disponível em televisores com Google TV, junto com headsets de realidade mista executando Android XR.

No Wear OS, a atualização permitirá que os proprietários de smartwatches façam coisas como definir lembretes ou obter informações sobre compromissos futuros no calendário. Também deve tornar os dispositivos compatíveis mais eficientes em termos de energia, com a possibilidade de até 10% mais de vida útil da bateria, segundo o Google.

ATUALIZAÇÕES DE SEGURANÇA

Além do software redesenhado, o Google anunciou vários recursos de segurança novos ou aprimorados para usuários do Android. A empresa vai expandir sua ferramenta existente de detecção de golpes com IA para o Google Messages para incluir novos tipos de fraude.

A tecnologia foi projetada para detectar esquemas de entrega de pacotes e de recrutamento. A empresa também está testando proteção durante chamadas para aplicativos bancários, começando no Reino Unido.

A big tech também planeja ajudar a garantir que grandes alterações nas configurações —incluindo redefinições completas do dispositivo— sejam feitas pelo proprietário do dispositivo e não por um intruso. Separadamente, está lançando um novo recurso chamado Find Hub que permitirá aos usuários verificar se familiares chegaram em casa com segurança, similar ao app Buscar da Apple.

Notícias Recentes

Travel News

Lifestyle News

Fashion News

Copyright 2025 Expressa Noticias – Todos os direitos reservados.