A Honda confirmou nesta sexta (16) que a nova geração do WR-V estreia no mercado nacional em novembro. O modelo será uma das atrações da marca na edição 2025 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Com 4,31 m de comprimento, o SUV compacto vai se posicionar entre a linha City e o HR-V. O motor será o já conhecido 1.5 flex (126 cv), que vai equipar as versões EX e EXL, com preço inicial estimado em R$ 130 mil. É provável que uma opção Touring seja lançada posteriormente, com motorização híbrida.
Chamado Elevate em outros mercados, o novo WR-V foi apresentado em 2023. É um modelo bem diferente do que foi comercializado no Brasil entre 2017 e 2022, cuja carroceria era basicamente a mesma do Honda Fit.
A nova geração é, de fato, um jipinho urbano. As linhas são quadradas, com teto elevado e 2,65 m de distância entre os eixos, medida que favorece o espaço interno.
Embora seja um carro mais simples, o WR-V 2026 tem apenas 3 cm a menos que o HR-V no comprimento. Na altura, são 8 cm extras. O porta-malas também é superior, com aproximadamente 400 litros, enquanto o “irmão” oferece 354 litros.
Mas vale dizer que o HR-V deve mudar ainda neste ano: haverá atualizações no desenho da dianteira e no interior. Espera-se que a evolução seja acompanhada pela tecnologia híbrida já disponível no mercado europeu, mas com a vantagem de rodar também com etanol no Brasil.
Para implementar a tecnologia no país, a montadora japonesa está investindo R$ 4,2 bilhões na fábrica de Itirapina (interior de São Paulo). O aporte teve início em 2024 e será concluído até 2030.
A Honda afirma que a linha de montagem está pronta para receber um terceiro turno, o que mostra confiança nos resultados de venda de seus futuros lançamentos. A marca registrou alta de 33,4% nas vendas de automóveis nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado.
A montadora teve 32,2 mil unidades comercializadas no quadrimestre. O modelo mais vendido foi o HR-V, com 19,4 mil emplacamentos. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne os revendedores de veículos.