A Receita Federal decidiu limitar o acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) na reta final da entrega da declaração do Imposto de Renda 2025.
Até 31 de maio, fica proibido o acesso por meio de robôs durante o dia, em horário que vai das 8h às 23h. Para isso, é preciso ticar no quadro para indicar que é um humano que está entrando no centro virtual.
Os robôs ficam liberados após esse horário. “A alteração de perfil de acesso também ficará limitada, podendo ser realizada somente a cada 30 segundos”, diz o fisco.
O objetivo dessa limitação é “garantir a qualidade no acesso ao Portal e-CAC durante os últimos dez dias de maio”, afirma a Receita.
O prazo para declarar o IR termina em 30 de maio. Quem é obrigado a prestar contas e atrasa paga multa, que vai de 165,74 a 20% do imposto devido no ano.
O acesso ao e-CAC é feito por meio do site da Receita. Lá, em Meu Imposto de Renda, é possível declarar o IR e fazer a consulta da declaração de anos anteriores ou mesmo à malha fina de 2025, para quem já prestou contas.
Há, no entanto, diversos outros serviços feitos pelo e-CAC, que deve ser acessado com uma conta Gov.br prata ou ouro.
Como acessar o e-CAC
- Acesse o site da Receita Federal
- Vá em “Imposto de Renda”
- Em “Serviços”, do lado direito, vá em “Consultar Meu Imposto de Renda”
- Na página seguinte, clique em “Iniciar”
- Informe CPF e, depois, senha do gov.br
- Clique em OK nas próximas duas telas
- Em seguida, será possível ter acesso às informações do Imposto de Renda
Prazo para declarar termina 23h59 do dia 30
Os horários estipulados pelo fisco para a entrega do IR devem ser seguidos à risca. Os computadores deixam de receber a declaração todos os dias, entre 1h e 5h, porque é feita uma parada para a manutenção dos sistemas e contabilização do que já foi enviado.
Durante o dia, também é preciso ficar atento aos melhores horários para declarar. José Carlos Fonseca, supervisor nacional do IR, afirma que os computadores da Receita têm capacidade para receber mais de 4 milhões de declarações por dia, e que é difícil haver sobrecarga dos sistemas.
Neste final de semana, por exemplo, foram enviados entre 300 mil e 330 mil documentos, segundo o fisco, sem que houvesse congestionamentos.