O Bradesco será o operador de uma nova linha de crédito voltada para microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de pequeno e médio portes com aval do Fundo Garantidor BNDES-Sebrae. Inicialmente, o capital autorizado do fundo tem potencial de gerar mais de R$ 9,4 bilhões em crédito. Para isso, os interessados só precisam procurar uma agência do banco privado.
O fundo contribui também para a redução das exigências de contragarantias, o que pode ampliar o número de empreendedores aptos a buscar crédito.
“O fundo garantidor é crucial para ampliar o acesso ao crédito para esse segmento, tão fundamental para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do Brasil”, disse Aloizio Mercadante, presidente do BNDES. “A inclusão do Bradesco só reforça a importância desse instrumento.”
“Historicamente, o acesso a crédito é um dos maiores desafios para os pequenos negócios e a grande barreira é a falta de garantia”, disse o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“Apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil é parte do nosso compromisso com o desenvolvimento econômico”, disse o presidente do Bradesco, Marcelo Noronha.
Consultoria
Lançado em outubro de 2024, o Fundo Garantidor BNDES-Sebrae oferece aval para até 80% de operações de crédito com prazos entre 12 e 120 meses. Ele é operacionalizado por uma plataforma digital já utilizada pelo BNDES com outros fundos garantidores.
Outro diferencial do fundo é o Crédito Assistido. Os empreendedores que acessarem a garantia também poderão contar com o acompanhamento técnico do Sebrae, que oferecerá suporte à gestão dos negócios e à organização financeira, reforçando a sustentabilidade dos pequenos empreendimentos.
Com Stéfanie Rigamonti